terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Azeite!


Na sequência do evento que durante o fim de semana passado decorreu em Aldeia Viçosa - a maior lagarada do mundo (quiçá mesmo de Portugal, diria eu...) - ouvi hoje o Presidente da Câmara nos microfones da Rádio Altitude dizer que lhe parece uma boa ideia promover um produto de qualidade - o azeite do vale do Mondego - e que faria todo o sentido pensar-se num "Centro de Interpretação do Azeite", para ajudar na tal promoção.

Depois de ouvir as palavras do Autarca, de as digerir, e de tentar perceber o seu alcance, pensei: um dos dois tem demasiado "azeite"!
Existe algum produto que possa ser denominado "Azeite do Vale do Mondego"? Existe algum produtor ou engarrafador com quantidades suficientes para fazer uma abordagem séria ao mercado na promoção desse produto? Tanto quanto sei, ambas as perguntas têm resposta negativa.
Portanto, a não ser para gastar mais em "betão", não estou a ver para que servirá o tal Centro de Interpretação, ou a subjacente estratégia de promoção do produto.
O azeite do vale do Mondego é efetivamente um produto de qualidade, que todos os Guardenses conhecem e valorizam convenientemente. Devemos adoptá-lo nos nossos padrões de consumo, por diversos motivos: é um produto de boa qualidade, da nossa região, com benefícios para a saúde. A Câmara pode perfeitamente fazer o mesmo nas suas Cantinas: privilegiar os produtos regionais nas suas aquisições e nas ementas disponibilizadas.
Quanto ao betão, Sr. Presidente, veja onde ele nos levou...

Sem comentários: