quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Feriados

Ouvi hoje nos noticiários o Álvaro comunicar ao País que o Governo decidiu acabar com 2 feriados civis: o de dia 5 de Outubro - implantação da República - e o de 1 de Dezembro - restauração da independência. 
Ouvi depois as opiniões de vários comentadores da praça, mas há uma que gostaria de destacar por coincidir com  a minha: a de Irene Pimentel (historiadora, professora e autora). Diz ela que não se compreende que se acabe com 2 feriados que celebram fatos fundadores da identidade do país, que definem quem somos, para manter alguns feriados religiosos, num país cujo Estado se define como laico.
De facto, muitos dos feriados religiosos não têm hoje, para a maior parte das pessoas, qualquer significado para além do facto de ser um dia passado sem trabalhar. Existem obviamente alguns que ainda representam importantes festas de família, como o Natal ou a Páscoa; mas os restantes...
Por isso esta "partilha" de feriados acordada com a Igreja tem pouca razão de ser e prejudicará a nossa memória coletiva. Se era realmente necessário abolir alguns feriados, mal andou o Governo com a solução que encontrou!

Sem comentários: