sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O Trânsito

O trânsito na Guarda, salvas as devidas proporções, é parecido ao de qualquer outra pequena/média cidade: tem dias melhores e dias piores, sendo em que dias como o de hoje, com chuva, frio e nevoeiro, é pior...
Mas mesmo em filas, demorando mais a percorrer pequenas distâncias do que é usual, tenho notado um fenómeno que muito me apraz aqui sublinhar: quase não se ouve uma buzina, um protesto, e quando necessário "facilita-se" e "dá-se um desconto". Poderão dizer-me que isso é porque somos acomodados, não reagimos, etc. Não concordo! Não encontrei até hoje qualquer evidência que relacione protestos no trânsito (nomeadamente buzinadelas) com a respectiva fluidez. Acredito mesmo que possa ter um efeito contrário, ao colocar toda a gente sob pressão.
Para mim, é um sinal de civismo e de descontração, devido ao tipo de vida que por cá podemos levar: mais descontraída, sem termos de pensar em percorrer 30 ou 40 Km para voltar para casa, por pontes ou vias congestionadas. E o frio ajuda definitivamente a "arrefecer" os nervos. E além de gostar de viver neste ambiente, gosto ainda mais de cá criar os meus filhos. Depois, logo se vê...

Sem comentários: