sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A estupidez

Foi hoje lida a sentença de Mário Machado, líder de um grupo de skinheads, acusado de professar ideologias de extrema-direita, xenofobia, anti-semitismo, de ter em seu poder armas proibidas, etc. A sentença não transitou ainda em julgado, pelo que, apesar de condenado a uma pena de prisão efectiva, o acusado saiu em liberdade, tendo agora uma prazo para acatar a sentença ou, pelo contrário, dela recorrer para instância superior.
Apesar de Mário Machado não ser uma companhia de todo recomendável, as afirmações do seu advogado à entrada para o Tribunal foram, essas sim, surpreendentes e desconcertantes. Declarou o brilhante causídico que numa época em que temos conhecido alguns picos de criminalidade violenta, acaba por ser um desperdício de recursos os tribunais ocuparem-se de casos como o de Mário Machado. Repito, isto foi o argumento de um advogado nos microfones da rádio. É espantoso como uma barbaridade destas é dita com tamanha naturalidade! Mostra como efectivamente, os limites da estupidez humana tendem para o infinito!!!
Provavelmente, dadas as manifestações de criminalidade violenta a que aludiu o sr advogado (as minúsculas são intencionais), os tribunais deveriam deixar de se ocupar com coisas menores, como professar o ódio baseado em raça ou côr de pele, talvez fugas ao fisco, pilhagem de galinhas, etc. Como se isso resolvesse o problema da criminalidade violenta!
A Ordem dos Advogados não terá por lá ninguém que impeça estes palermas de usarem o título sem o mínimo respeito por ele...?

1 comentário:

Sérgio Currais disse...

José Manuel de Castro, advogado de Mário Machado, é presidente do Movimento Nacionalista - Bloco Democrático Nacional. Assim sendo, está tudo dito. É outro como ele.