sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Bandidos, TREMEI!!!


Leio no "Nova Guarda" desta semana que na madrugada do passado Domingo, em Vilar Formoso, foi levada a cabo aquilo que eu designaria por Mega-Operação de fiscalização por um conjunto de Forças de Segurança. Foram elas o SEF, GNR, PSP, Direcção-Geral das Alfândegas, PJ, em colaboração com a Guardia Civil e o Cuerpo Nacional de Policia, estes 2 últimos espanhóis, no âmbito dos recém-criados Centros de Cooperação Policial e Aduaneira (CCPA). Segundo a notícia, da meia-noite às 5 da manhã todos os veículos que passaram a fronteira (ou quase todos, como se verá) foram fiscalizados. No total, mais de 50 agentes estiveram envolvidos, em 5 postos de controlo. A notícia dá ainda conta das estatísticas que resultaram da operação, entre detidos, identificados, notificados para abandonar o território nacional, veículos apreendidos, etc.

Mas no que a notícia é verdadeiramente espectacular é no relato de um condutor que desrespeitou a ordem de paragem dos agentes. É descrito como uma carrinha "(...) Peugeot 504, com atrelado e cães no interior, atravessou a fronteira em direcção a Portugal, a alta velocidade, em sem parar." Dá-se ainda conta que "(...) apesar de se ter iniciado uma perseguição policial, as autoridades não conseguiram deter o infractor (...)"!

Devo dizer que nada melhor que uma notícia destas pela manhã para começar o dia com uma valente gargalhada. Não pude evitar imaginar uma cena típica do Taxi de Luc Besson, com a dita Peugeot 504 (fabricada entre 1968 e 1979, ou seja no mínimo com 29 anos) a passar a alta-velocidade pelo posto de controlo (lembro-me bem das altíssimas velocidades que atingíamos numa carrinha destas que um primo meu teve, às vezes quase 120 Km/h nas descidas!) e, depois, escapar com grande facilidade à perseguição movida pelos potentes BMW e Audi que equipam algumas forças de segurança. Só talvez um ou outro UMM da GNR tenha dado algum trabalho ao piloto da Peugeot, que mesmo com um atrelado e cães, escapou "nas calmas".

Assim, podemos estar descansados e colocar a nossa segurança nas mãos deste pessoal, que de certeza que os bandidos tremem só de ouvir falar deles...

Sem comentários: