quinta-feira, 22 de abril de 2010

Se eu podia viver em Paris? Podia...

O País está indignado com o facto de a Deputada Inês de Medeiros receber ajudas de custo para ir passar o fim de semana a casa, como qualquer outro deputado. Isto porque, ao contrário dos outros deputados, Inês de Medeiros tem residência em Paris. Portanto, vai de dizer mal do descalabro e da falta de leis - sempre a falta de leis - que permitam evitar esta situação.
Eu, como estou escaldado por na minha última ida a Paris ter pago 10 Euros pelo Bilhete de avião(Ida e volta) e 32 Euros de estacionamento no parque do aeroporto Sá Carneiro, tentei perceber o que está aqui em causa.
Fiz então uma comparação: quanto recebe um Deputado de Bragança para ir passar o Fim de Semana a casa, e quanto receberá a ilustre Inês?
Segundo o ViaMichelin, de Lisboa a Bragança o nosso caro Deputado percorrerá 225 Km; como as deslocações em viatura própria são pagas a 0,40 Euros por Km, receberá pela viagem de ida e volta qualquer coisa como 420 Euros. Esta foi fácil.
Agora a deslocação da Deputada Inês: eu paguei 10 Euros mas fui numa companhia Low Cost; o avião era novinho, com aspecto irrepreensível, o pessoal era simpático, só não me serviram a malfadada sandes de carne assada na viagem; mas convenhamos que numa viagem de 2.30 Hrs, se não comer não vem mal nenhum ao mundo. Mas também não acho que uma Deputada da Nação tenha de viajar em low-cost; isso é para mim, que sou do Povo. Assim, fui ao site da TAP e pedi o preço de um bilhete de ida e volta, com Partida em 23 de Abril (amanhã, sexta-feira) e regresso Domingo ou na Segunda-Feira seguintes; o preço varia entre os 314 Euros (se regressar Domingo) e os 335 (se o fizer na Segunda-Feira). Portanto, até nem me parece mau negócio...
Vamos lá ver se o Ministro das Finanças não da conta da marosca; senão ainda cria um regime de obrigatoriedade de transferência da residência dos deputados para a cidade-luz, para poupar mais uns trocos...

Sem comentários: