terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O Processo



Vim a saber que José Albano Marques, Presidente da Federação Distrital do PS e deputado da Nação, eleito pelo círculo eleitoral da Guarda processou por difamação Carlos Baía, a propósito de uma crónica deste emitida pela Rádio Altitude. A história está explicada neste post do blog "Café Mondego", pelo que não vale a pena alongar-me aqui mais sobre o assunto.
Todavia, gostaria de manifestar aqui a minha opinião sobre este assunto, já que a Crónica que veio a dar origem a todo este processo me tocou especialmente. Assim, abaixo reproduzo um comentário que deixei ao post que referi acima do blog alimentado por Américo Rodrigues:

"Recordo bem a polémica que deu origem a este caso. E tudo o que Baía referiu na sua crónica - para mim uma das melhores emitidas durante a temporada da RA - foi dito e redito por outros órgãos de comunicação social e até por outros comentadores da praça. Obviamente, não com a acutilância de Baía que, apareentemente, não esteve para pôr paninhos quentes sobre o sucedido e resolveu mostrar a sua indignação. E a indignação não se mostra de outra forma que não seja com firmeza e frontalidade. Foi isto que vi e que me agradou na crónica de Baía. Não a achei especialmente ofensiva nem um ataque pessoal; apenas uma opinião séria e fundamentada sobre um (triste) caso.
Não conheço pessoalmente Baía; mas não posso deixar de manifestar publicamente a minha solidariedade com ele pela sua frontalidade, e repudiar aquilo que considero uma tentativa soez de o calar, de o intimidar. Cidadãos com a dimensão de Carlos Baía fazem-nos demasiada falta para que agora assobiemos para o lado fingindo não perceber o que se está a passar ou que não é nada connosco. "



PS: na foto, uma imagem do filme de Orson Welles "O Processo", uma adaptação da novela homónima de Franz Kafka.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tive oportunidade de ver por escrito o que foi dito pelo Baía.
Admira-me que na altura na Guarda tivessem permitido que se apoderassem de um partido da maneira como foi. Aonde estão essas pessoas agora.
Seja bem vindo Carvalhinho, na altura não esteve ao lado deste Sr. que agora parece o dono da Guarda e arredores. O Eduardo Brito nem soube como foi ultrapassado e é tão facil ganhar-se uma concelhia e uma federação.

L.M. disse...

O tipo é um cromo em qualquer parte do mundo. Só que quem o fez foi o Cabrl e restantes socialistas descuidados.