quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Escape (pouco) Livre


Em reunião de Câmara realizada ainda em 2009, os vereadores eleitos pelo PSD na Câmara da Guarda questionaram a atribuição de subsídios a entidades que alcançaram alguma autonomia financeira (com mérito próprio). A questão foi levantada a propósito da atribuição ao Clube Escape Livre de (mais) um subsídio.

Devo dizer que o princípio me parece justo e, numa lógica de escassez de recursos, ajustado. Devem apoiar-se as colectividades que mostrem ser relevantes para o Concelho (nas várias vertentes possíveis de intervenção na vida pública), nas sua fase mais crítica - a fase de nascimento - e ser progressivamente reduzida a subsidiação logo que tal colectividade alcance o equilíbrio das suas contas. Por princípio, sou absolutamente contra subsídios ad eternum, por não estimularem uma cultura de independência financeira. Como um Pai que ajuda (sustentando) um filho nos primeiros anos de vida, até ao dia em que este se veja capaz de subsistir pelos seus próprios meios. Um clube criado para receber subsídios anos e anos a fio não tem sustentabilidade e, portanto, deve ser revista a sua forma de financiamento, a não ser que apenas preste serviço público, o que não me parece que seja o caso.

Não está aqui em causa o mérito do clube, o contributo que tem dado para a divulgação da região. Esse é inegável e conhecido. Está em causa o princípio que enunciei acima.

Ora, sucede que o Clube Escape Livre, pela voz do seu Presidente da Direcção, manifestou-se muito agastado com as reservas levantadas, tendo chegado ao ponto de ser "deselegante" (veja-se aqui uma figura de estilo) com os vereadores em questão, que ali estão eleitos pelos Guardenses.
Portanto, sucedeu neste caso aquilo que sucede quase sempre: o subsídio, de tão repetido, já não é uma contribuição de ajuda ao clube, é uma obrigação por parte da Câmara.

E o que sabemos sobre o clube? Sobre as suas contas? Alguns dirão que não temos nada com isso. Pois, só temos de continuar a ver lá ser aplicado o nosso dinheiro.
Quantos sócios tem o clube? Vivo na Guarda há 37 anos e não me lembro nunca de uma campanha para angariação de sócios... Quanto do seu orçamento anual é coberto pela quotização dos sócios?
Interessam-me as respostas a estas perguntas, na medida em que, na gestão de dinheiro público, é bom que exista transparência. Nada mais...

1 comentário:

FREGUESIA DAS LAMEIRINHAS disse...

Já alguém reparou na revista "ESCAPE LIVRE" publicada trimestralmente e que vem anexa ao jornal "A GUARDA" ?
Será que é o próprio Jornal a suportar os custos desta publicação? Ou será o Clube Escape Livre? A ser o primeiro, é grave no meu entender, uma vez que vejo coisas mais prioritárias a que um Jornal Católico deva dar voz, como as Instituições de Solidariedade Social da Região por exemplo.
A ser o segundo pior ainda, pois a avaliar pela qualidade da impressão da mesma revista, que segundo o site oficial do clube tem uma tiragem de 13000 exemplares, não deve esta instituição necessitar de subsidios Camarários.