terça-feira, 17 de novembro de 2009

Rodrigo Leão


Rodrigo Leão apresentou no sábado passado, na Guarda, algumas músicas do seu último album "A Mãe", num espectáculo no TMG. Que se encheu para ouvir!


Descobri a sua música com o album "Cinema"; os albuns anteriores, francamente, nunca me chegaram a cativar. Mas a partir de Cinema - um album que tem algo de conceptual - melhorou bastante.

Rodrigo Leão é, na minha opinião, um dos melhores compositores portugueses da actualidade. Talvez por, entre os instrumentos utilizados pelo "Cinema Enseble", que o acompanha e para o qual compõe, estarem os meus favoritos: o piano e o violino. Não aprecio particularmente a viola de arco, mas resulta bem no conjunto. E o acordeão - um instrumento geralmente mal-amado, mesmo entre os músicos profissionais, pelo menos os de formação mais clássica - resulta ali vibrante, cheio de vida.


Também a voz de Ana Vieira encantou a sala: uma voz forte nos graves, mas capaz de subir com uma doçura incomum.


Uma última nota: é muito interessante - e resulta magnificamente ao vivo - o mesmo compositor escrever para português (e variante brasileira), castelhano, inglês, francês, etc. E fazer colar cada música à língua a que se destina.

Se não tiveram oportunidade de ver o espectáculo, pelo menos comprem o Album e escutem, no carro ou em casa. Vale muito a pena!!!!

Sem comentários: