quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Logística


Em posts anteriores tenho-me mostrado crítico relativamente à gestão que se tem feito do processo "Plataforma Logística". Não é que tenha sido mal gerido - não tenho informação suficiente para concluir por esta tese - mas entendo que, face à potencialidade que tem e que esteve na base da decisão de a criar, o processo tem sido mal conduzido.

A minha principal apreensão tem sido pelo que os responsáveis - o Presidente da Câmara que é também Presidente do Conselho de Administração - revelam conhecer da área da Logística. Nas intervenções que tenho ouvido ou lido, frequentemente a Logística é confundida com Distribuição, sendo esta uma parte (pouco significativa, de resto) daquela.

Algumas definições importantes e artigos interessantes sobre o tema podem ser vistos aqui.

Mas o que me levou a voltar ao assunto foi a resposta da Presidente da Associação Portuguesa de Operadores Logísticos à pergunta "Que balanço faz da rede de plataformas do Portugal Logístico (...)?".

Respondeu Carla Fernandes que a preocupação principal na criação desta rede foi a de disponibilizar infra-estruturas físicas, e que a principal definição de logística assenta "(...) nos fluxos de informação.". Diz ainda que, "mais importante que as infra-estruturas físicas são os conhecimentos utilizados para desenvolver a actividade e também os sistemas de informação. É com estas duas ferramentas que se coneguem agilizar os processos da logística integrada. Isso é muito mais importante do que qualquer tipo de infra-estrutura física."

Para quem acompanhe o assunto, estas declarações não constituem qualquer novidade. Mas contradizem os discursos que temos ouvido sobre o assunto e a sua importância para a Guarda.
Assim, mantenho e reforço a minha opinião de que, no imediato, o que assume maior importância a curto prazo para o desenvolvimento da cidade e a criação de postos de trabalaho é a Área de Localização Empresarial, sendo a PLIE um projecto estratégico que demorará a dar frutos e que requer uma gestão especializada, nomeadamente no que toca à captação de investidores, promoção no mercado global, etc. São necessários instrumentos de planeamento que suportem todas as decisões relativamente a este processo. Sob pena de se tornar, como promete, e com muita pena minha, um "elefante branco"...

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá,

Estamos montando um cadastro de blogs relevantes segmentados por assunto.
Caso tenha interesse em incluir o seu blog gratuitamente neste cadastro basta nos enviar uma mensagem para blogs@difundir.com.br informando o endereço do seu blog, e-mail de contato e assuntos que são abordados no seu blog.

Abraço,
Sergio
blogs@difundir.com.br
www.difundir.com.br