terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Лебединое Озеро

Lê-se "Lebedinoye Ozero" e é o título original russo do conhecidíssimo "O Lago dos Cisnes", que pudemos ver na Guarda no passado dia 3. Tratou-se de um espectáculo belíssimo, pelo Ballet Estatal Russo de Rostov (Rússia). Já tinha tido oportunidade de ver este espectáculo, há cerca de 12 anos, pela Companhia Nacional de Bailado (se a memória me não atraiçoa), mas confesso que adorei rever! Para mim, só poderia ter sido melhor com uma orquestra ao vivo (que é um espectáculo dentro do espectáculo).
Mas não é sobre a performance em si mesma que quero falar; é antes sobre as condições em que o espectáculo se realizou. Como só tive a certeza de que poderia ir quarta-feira antes do espectáculo, só nesse dia fui procurar bilhetes; todavia, nesse dia, a bilheteira do TMG não abriu. Quinta-feira foi feriado. E na sexta, às 17.00H, lá estava eu à porta da Bilheteira, convencido que ainda deveria haver bastantes lugares disponíveis. É que, após uma época com tanta festa, tanta despesa, e sendo Janeiro tradicionalmente um mês comercialmente muito fraco (excepção feita aos saldos), achei que para ver um espectáculo para o qual cada bilhete custava 30,00 Euros não deveria haver assim tantos espectadores. Enganei-me rotundamente - e que bom engano!
Havia já pouquíssimos lugares disponíveis e foi assim que, sem surpresa, no sábado vi o Grande Auditório do TMG quase cheio - havia alguns lugares disponíveis nas filas atrás dos túneis de entrada na sala.
Ou seja, em poucos anos criou-se numa cidade do interior, onde custa sair à noite no Inverno porque está frio, um público receptivo para um espectáculo que apenas passará nas maiores salas do País. Com tudo o que de bom isso implica para quem gosta de morar na Guarda e ver bons espectáculos. Que pode ser induzido algum turismo associado a este facto. Significa que a Guarda pode integrar os roteiros de passagem de espectáculos que geralmente só podem ser vistos em cidades de maior dimensão!
Significa que a aposta feita neste Cluster - a Cultura - começa lentamente a dar frutos. Como de resto qualquer investimento a prazo.
Não sei que análise fizeram os outros presentes do facto de, numa noite de 3 de Janeiro, o TMG ter tido sala cheia num espectáculo de Ballet clássico. Eu, fiquei entusiamado.

Sem comentários: