segunda-feira, 20 de julho de 2009

Os meus GPS



Descobri as enormes vantagens da utilização da navegação por GPS em 2000, quando ganhei num concurso um GPS portátil da Magellan. Depois, em 2002, após ter adquirido o meu primeiro PDA, passei a utilizar programas de navegação concebidos para aqueles aparelhos. Foi assim que, por essa altura, descobri o Route66 e o TomTom. Apesar de não terem todas as capacidades dos programas mais modernos, eram na altura perfeitamente revolucionários. Tinham até falhas que fazia com que fossem complementares: por exemplo em Portugal o Route66 era superior, porque tinha melhor cartografia, indicações mais precisas e mais pontos de interesse. Já em Espanha a conversa era outra: o TomTom parecia estar em casa, principalmente nas grandes vias dentro de cidades médias/grandes, onde planear uma mera inversão de sentido era um quebra-cabeças para o Route66. Bons tempos!
Entretanto veio o Eng. Guterres e com ele as auto-estradas a que foi fácil habituarmo-nos. Quando isso aconteceu e foi preciso mudar de programa descobri o Viamichelin. Hoje é apenas um site para planeamento de roteiros e encontrar hoteis e restaurantes, porque entretanto abandonaram a comercialização de Software. Mas quando apareceu foi um enorme avanço, porque além da boa cartografia tinha uma enorme base de dados de pontos de interesse: restaurantes (com classificação), hoteis, monumentos, etc. Era fantástico! Era a única maneira de, por exemplo, estar a chegar a Barcelona (pela hora do lanche), a minha mulher me dizer que lhe apetecia um bolo de chocolate da Cafetaria do El Corte Ingles e eu conseguir ir lá direitinho, lanchar, e retomar o meu caminho sem perder 4 ou 5 horas!
Este ano, antes da aventura de férias, vi-me na necessidade de um novo Software de Navegação, qe o ViaMichelin já era de 2004 ou 2005 e de lá para cá as coisas, parecendo que não, mudaram bastante. Confesso que se a Michelin ainda estivesse no mercado, não tinha pensado 2 vezes; como não é o caso, a escolha acabou por recair no NDrive, já que mais não seja pelo facto de ser tecnologia inteiramente portuguesa, mas também porque fiquei com muito boa ideia das apresentações que vi. E não dei o dinheiro por mal empregue! Do que usei até agora, gostei bastante do programa: muito informação no ecrã (e bem arrumada), boa legibilidade, indicações precisas e um manuseamento muito giro, permitindo que se "arraste" o ecrã, quase tipo iphone. Como não há bela sem senão, ainda não consegui pôr a trabalhar o sistema de actualizações automático, tendo solicitado assistência para o fazer; vamos ver como se resolve...
De resto, posso recomendar: se procuram um software fácil de usar, que dá imenso jeito sempre que se tem de ir a um sítio com o qual não estamos familiarizados, e querem a versatilidade que um sistema que corre sobre um PDA pode dar, não ficarão desiludidos com o NDrive. Além de que podemos sempre usá-lo com o orgulho de estarmos a usar um produto tecnologicamente evoluído que foi criado logo ali acima, no Porto.

Sem comentários: