quinta-feira, 16 de julho de 2009

Livros


Nos últimos anos, as férias de Verão em família têm sido passadas na Praia. A ideia é passar o máximo tempo ao ar livre, num ambiente descontraído, sem sujeitar a pequenada a muitas viagens que os aborrecem de morte. Nesses dias, aproveito para ouvir música (alguma) e ler (muito).

Como além desses livros ainda estão os outros que vou lendo ao longo do ano, ao fim de algum tempo acabo por confundir alguns e quando me perguntam por sugestões acabo por ter alguma dificuldade. Por isso decidi que vou começar a colocar aqui as impressões com que fico dos livros que me vão passando pelas mãos. Não tenho a menor pretensão de fazer aqui crítica literária, já que me confesso incompetente para tal; serão apenas observações pessoais, a título de memória, que poderão eventualmente servir como guia para alguém que procure uma sugestão de leitura.

Feita esta introdução, aqui ficam as primeiras notas:




Título: O Milionário de Lisboa

Autor: José Norton


Trata-se de uma biografia romanceada do Conde do Farrobo; passa-se na primeira metade do Sec. XIX - uma época de grandes mudanças sociais e políticas, quer em Portugal quer no resto da Europa. O Conde era um grande amante (e intérprete amador) de Teatro Lírico, tendo sido director do São Carlos.

Trata-se de um livro escrito numa libguagem clara, em que a narrativa flui de uma forma bastante agradável; a personalidade multifacetada do biografado ajuda a construir uma cadeia de acontecimentos que nos dão uma imagem clara da forma de vida da nobreza daquele tempo. Enfim, um livro muito agradável de ler, ligeiro e com uma perpectiva histórica interessante. Uma boa aposta para férias.

Sem comentários: