quarta-feira, 15 de julho de 2009

Centro de Negócios Transfronteirço


Por uma questão de justiça, não posso deixar de falar do tema, apesar do atraso com que o faço (justificado no meu post anterior).

No Soito, foi inaugurado, no passado dia 20 de Junho, o Centro de Negócios Transfronteiriço. Trata-se de uma Incubadora de Empresas/Negócios, com assumida vocação transfronteiriça, que deverá servir a população do Soito e localidades vizinhas.

Tive a oportunidade de assistir à inauguração e de visitar as instalações, que decorreram em simultâneo com a Gala das Empresas do Jornal Nova Guarda e fiquei muitíssimo bem impressionado.

Pegou-se num problema existente há já algum tempo - uma fábrica de refrigerantes encerrada, num local privilegiado da localidade - e com planeamento e imaginação criou-se uma potencialidade enorme para os empreendedores de toda aquela zona, que passaram a contar com uma estrutura que lhes vai facilitar imenso o arranque de novos projectos de negócio! Estão pois de Parabéns!

A distribuição do espaço disponível permite albergar comercio, serviços e pequenas indústrias, com acessos próprios para cargas/descargas e permite a partilha de serviços de apoio, libertando as empresas instaladas de alguns custos.

Pena tenho eu que a Guarda não disponha até hoje de uma estrutura semelhante, apesar de aqui existirem outros serviços que têm todo o interesse numa estrutura como aquela: IPG, Associações Empresariais, Câmara...

Já tive oportunidade de referir que há cerca de 2 anos surgiram notícias dando conta dessa intenção, mas até hoje não conheci qualquer desenvolvimento no que seria uma infra-estrutura essencial para a Guarda fixar empreendedores e transformar potencialidades (que por si só não trazem o desenvolvimento que queremos para a Guarda) em negócios, em criação de riqueza.

Francamente, e aproveitando a "onda" eleitoral que se avizinha, gostava de ver os candidatos comprometerem-se nesse sentido.

Sem comentários: