quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Simuladores

Praticamente desde que surgiram os primeiros computadores pessoais - Sinclair 1000, ZX Spectrum, e por aí fora - que foram máquinas que me cativaram. Desde cedo aprendi a programar, primeiro em BASIC, Cobol, Pascal, coisas agora obsoletas com as novas ferramentas de programação por objectos.
Uma das funcionalidades de que sempre gostei são os jogos. Com o tempo, mantive o gosto por 2 tipos de jogos de video: os simuladores e os jogos de estratégia.
Por isso, ainda hoje uso o Flight Simulator (da Microsoft) jogado em rede, com centenas, às vezes milhares de jogadores em todo o mundo, pilotando ou fazendo controlo de tráfego aéreo, recriando um ambiente virtual pleno de semelhanças com a realidade. Uso também o Gran Turismo para Playstation como simulador de condução - o melhor que conheço.
Do lado dos jogos de estratégia, comecei pelo Civilization e pelo Settlers. Eram magníficos títulos, com belíssimos gráficos (à época) e que me deram muitas horas a "torrar" a paciência. Há uns tempos, por acaso, descobri um jogo do género, jogado em rede na Internet, absolutamente gratuito. Joga-se no vulgar browser, com gráficos que apesar da simplicidade são muito eficazes, de forma muito prática: como está sempre online, passa-se por lá 2 ou 3 vezes por dia, em 5 minutos dão-se instruções e a coisa lá fica a correr. Muito giro! Se quiserem saber mais dêm uma vista de olhos aqui.

Sem comentários: