quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O Fim

Foi hoje publicado o Despacho do Ministro da Ciência e do Ensino Superior que determina o encerramento do ISACE. Tenho pena, na medida em que se perde uma Instituição de Ensino Superio. Mas por outro lado, uma instituição que deixou de funcionar nos termos para que foi criado e que, na prática, deixou de servir a Guarda, também já não fazia grande sentido, pelo que temos de nos conformar com que o encerramento seja a melhor opção, dadas as circunstâncias.
O ISACE nasceu em 1990, no grande boom do sistema de ensino politécnico em Portugal. Nasceu como um projecto de ensino, mas a meu ver nunca foi um projecto científico coerente. Porque uma instituição de ensino superior não é uma mera escola, cuja única missão é o ensino-aprendizagem; deve ter uma componente, fundamental, de criação científica, como uma "fábrica de conhecimento". E esta componente, o ISACE não teve. E esta falha estratégica fez com que, no actual panorama de sobredimensionamento do sistema de ensino superior em Portugal, esta Instituição ficasse imediatamente em dificuldades.
O ISACE trouxe muita gente à Guarda, que fez láos seus estudos, pelo que tem de ser reconhecido o seu valor, em determinado horizonte temporal, e os bons serviços prestados à Guarda e aos Guardenses. Agora que deixou de fazer sentido, é bom que faça justiça ao seu passado e se deixe "adormecer"...

Sem comentários: