segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sobre circos



Não, este não é um post sobre o que se tem passado no Portugal político.
O assunto é o circo, na acepção de espectáculo.
Pode até ser o maior espectáculo do mundo. Por mim, acho fantásticos os números de contorcionismo - de que os chineses são exímios praticantes -, de ilusionismo, trapezistas e, como não podia deixar de ser, tenho óptimas recordações de números de palhaços, quer ao vivo quer na televisão.
Ainda hoje, tudo isso exerce sobre mim algum fascínio; até o modo de vida daquela gente, que conhece o país como poucos, sempre de um lado para o outro.
A minha única reticência no que ao circo diz respeito prende-se com o uso de animais. Não os números que e fazem com eles; mas as condições em que são mantidos e, especialmente, em que são transportados.
Tivémos desde dia 1 de Abril um circo na nossa cidade. Entre as principais atracções, deram destaque a Tubarões do Pacífico e Focas, num aquário de 30.000 Litros.
Percebo que há 30 anos atrás, por estas paragens quase ninguém tivesse visto um tubarão ou uma foca; o Circo era, para além da componente lúdica, uma oportunidade para contactar com animais nunca vistos por estas paragens.
Mas nos dias de hoje, da TV por cabo, dos programas National Geographic, da Internet, ou do Oceanário de Lisboa, ainda fará sentido sujeitar os animais a uma vida de cativeiro e transporte em condições deploráveis para mostrar tubarões na Guarda? Não creio.
Por isso, apesar dos insistentes pedidos da minha filha, que estava muito entusiasmada com a perspectiva, disse-lhe que desta vez não lhe faria a vontade. Porque acredito que compete a nós - consumidores - dar com o nosso comportamento os sinais certos aos empresários do sector. Obviamente, quando me fôr possível, levá-la-ei (de novo...) ao Oceanário onde poderá observar esses magníficos animais com o mínimo de dignidade. Porque é da dignidade daqueles animais que estamos a falar. E porque é minha intenção educá-la no respeito pela natureza e todas as formas em que a vida nela se manifesta. Tenho a certeza que isso fará dela melhor pessoa.

1 comentário:

Rui Sousa disse...

Eu quando vi o cartaz nem queria acreditar...tubarões num circo?

Espero que tenham as sessões à moscas...ou que nem as moscas apareçam.

Fez-me lembrar o documentário dos Homens da Luta. O único local onde apanharam foi no circo, quando protestaram contra as condições do animais.

Rui Sousa