sexta-feira, 1 de abril de 2011

De novo... eleições!


E pronto, concretizou-se o cenário que desde há um ano e meio estava anunciado: o Governo demitiu-se, a Assembleia da República foi demitida e foram convocadas eleições para daqui a cerca de 2 meses.

Deixando de fora a campanha eleitoral, não sei muito bem o que esperar até lá.

Mas bem escusam os partidos da oposição de vir agora pressionar o Governo a tomar determinadas atitudes, alegando que está em plenas funções. Não está! É um Governo demissionário, cuja legitimidade para tomar determinadas opções é muito condicionada. Pensassem nisso antes. Agora, é cruzar os dedos até às próximas eleições, porque só depois delas teremos (espero eu) um Governo com plena capacidade para tomar as medidas que já deveriam ter sido tomadas há pelo menos 2 meses atrás...

Para o bem e para o mal, o Primeiro-Ministro-demissionário é um Homem obstinado. Não remodelou, quando pressionado a fazê-lo; não pedirá ajuda externa, apesar de todas as pressões nesse sentido. Disso estou inteiramente convicto.

Mas pensando mais no umbigo - neste caso, na Guarda - confesso que aguardo com alguma curiosidade as listas de candidatos; e mais curiosidade ainda tenho em saber o que dirão os candidatos do PS, os mesmos que na última campanha disseram à Guarda que não haveria portagens nas Auto-Estradas que nos servem e que agora votaram favoravelmente a medida, sem nunca se terem preocupado em justificar-se perante as pessoas da Guarda. Ah, e se se vier a confirmar que o Governo não pode introduzir as portagens por estar demissionário, isso não vale como desculpa alguma, uma vez que a medida foi votada na AR e - este ou outro Governo - deverão implementar as portagens a coberto dessa medida.

Sem comentários: