sexta-feira, 29 de abril de 2011

Candidatos

Depois de divulgados os candidatos a deputados - que são aqueles que os nossos votos elegerão, e não o primeiro-ministro - pelo Distrito da Guarda, a desilusão é grande no que toca aos 2 principais partidos. Ambos têm como cabeça de lista pessoas que nunca por cá vimos. Que não nos conhecem, não sabem como pensamos, como vivemos. Ou seja, serão eleitos pela Guarda como poderiam ser eleitos por outro sítio qualquer.


Eu sei que os deputados, depois de eleitos devem agir sempre na defesa dos interesses do país e não do Distrito que os elegeu. Que o mandato é nacional. Mas por alguma coisa cada Distrito elege um número determinado de deputados. De outra forma, os votos iam todos para o monte e quem tivesse mais, mais deputados teria eleitos. Isto deve ser para permitir que haja uma representatividade de cada uma das zonas do país. E ao colocarem a liderar as listas para deputados gente que, independentemente dos seus méritos políticos, não é de cá, está-se na minha opinião a subverter esse princípio. Estão a dar os nossos votos por garantidos, o que é sempre uma coisa que me irrita. Ainda me ia rir se as pessoas agora decidissem não votar em nenhum destes 2 partidos. E os tais 2 senhores não fossem eleitos, apesar de estarem a contar sê-lo sem margem para dúvidas. Aposto que em próximas eleições as coisas seriam muito diferentes... Mas sei que tal não acontecerá. E eles também!


Nos segundos lugares, igual desapontamento: de um lado, alguém que foi eleito e passados meia dúzia de meses renunciou ao mandato, vem agora pedi-lo de volta; do outro, o tal Sr. que à hora da consulta médica em Coimbra estava na Guarda em trabalho político, para desapontamento do clínico. Valha-nos ao menos o facto de ter posto o país à frente da sua saúde...

Sem comentários: