quarta-feira, 13 de abril de 2011

Crónica Diária - Rádio Altitude

Mais uma crónica:

"Em 2010, segundo os últimos números conhecidos, a dívida externa de Portugal foi de 87% do PIB. Nos Estados Unidos, foi de 99%. O défice das contas do Estado foi de 8,6%. Nos Estados Unidos foi de 8,9%.
Quererá isto dizer que, a julgar pelas contas públicas, a situação dos Estados Unidos é pior do que a nossa? Não sei. O que sei é que a situação das nossas contas públicas não explica, por si só, as dificuldades que temos enfrentado em nos financiarmos nos mercados internacionais. Que levaram a que, para salvaguardar a nossa solvabilidade, tenhamos de ter pedido ajuda externa, com as penalizações que daí advirão. Porque, não tenhamos ilusões, as medidas que nos vão ser impostas não o serão para ajudar a pôr em ordem as contas públicas. Servirão, exclusivamente, para que aqueles que nos vão emprestar dinheiro recuperem o mais rapidamente o capital investido – bem como os respectivos juros – bem entendidos.
Iremos pagar esta ajuda externa com língua de palmo, sem que isso signifique que haja uma verdadeira correcção da situação que nos conduziu a este atoleiro. E iremos pagá-la adoptando uma política fortemente recessiva, que atrasará a nossa recuperação económica e comprometerá a nossa capacidade de investimento nos próximos 3 a 4 anos – a confirmarem-se os cenários que têm sido dados como mais prováveis pelos analistas, que por vezes mais não fazem do que deitar-se a adivinhar…
E isto será válido tanto para entidades públicas como privadas.
Há apenas uma pequena nuance: a austeridade não nos vai ser imposta, como alguns parecem querer fazer-nos acreditar. A austeridade em que vamos viver nos próximos anos teremos de ser nós a impô-la a nós próprios, se quisermos reunir as condições exigidas por quem nos pode emprestar dinheiro. Não é algo que vem de fora; é uma escolha nossa. Porque há sempre por onde escolher. Embora, neste caso, poucas dúvidas tenha que entre os males possíveis, a ajuda do FEEF e do FMI é o mal menor.
Se pensarmos na Guarda, a situação não é muito diferente. As principais entidades públicas vêm a sua actuação futura fortemente comprometida devido à situação difícil que o país atravessa. Nem seria de esperar que fosse diferente. Mas eu esperaria que não se manifestasse em questões tão básicas como aquelas a que vamos assistir. Se pensarmos que 2 das maiores instituições públicas da Guarda são o Hospital e o Município, e que não terão como fugir à austeridade que teremos de nos impor a nós mesmos, não será difícil perceber que alguns dos planos que estas instituições têm terão inevitavelmente de ser, no mínimo e na melhor das hipóteses, adiados.
Do lado do hospital, temo que a 2ª fase da expansão – que levaria à requalificação do pavilhão mais antigo onde ainda existem serviços em funcionamento – seja vítima deste processo. E se acho que há sacrifícios que têm de ser feitos, também confesso que não esperaria que, no sec. XXI, ainda tivéssemos um pavilhão hospitalar com as características daquele. Isto num país que se dá ao luxo de ter construído em 2004 estádios que hoje praticamente não são utilizados e que custaram milhões.
Do lado da Câmara, se já hoje se luta com dificuldade em arranjar verbas para requalificar o Parque Industrial que necessita obras há mais de 10 anos, então que fará nos anos que aí vêm... Se já hoje vive sufocada com o peso dos juros da sua imensa dívida, o que acontecerá após a mais que previsível subida das taxas de juro que já começou este mesmo mês, com o Banco Central Europeu a subir a suas taxas de referência… Mesmo sabendo que, apesar desta difícil situação, não se coibiu de adquirir recentemente mais um edifício para o seu espólio, ao invés de utilizar esse dinheiro para satisfazer compromissos anteriormente assumidos.
De uma coisa temos de nos mentalizar todos: o nosso modo de vida vai ter de ser alterado. E o sector público, neste caso, terá de dar o exemplo… Mesmo não perdendo de vista que foi o sector financeiro que despoletou toda esta situação, os políticos portugueses dos últimos 20 anos – salvo poucas honrosas excepções – foram demasiado ávidos na altura de assumir compromissos para o futuro. E o futuro chegou mais depressa do que aquilo que estavam à espera!"

1 comentário:

Anónimo disse...

http://damasceno.blogs.sapo.pt/98904.html