quinta-feira, 28 de abril de 2011

Desagravo...?


Na semana passada soube pela rádio que Américo Rodrigues seria distinguido no dia 25 de Abril com a Medalha de Mérito Cultural pela Ministra da Cultura.
A primeira reacção foi de regozijo. Aprecio muito o trabalho que Américo Rodrigues tem feito no TMG, que penso que é hoje um dos ex libris da nossa cidade. Para além disso, é um cidadão participante: quando outros na posição dele ficariam quietos e calados no conforto do cargo que desempenham e da sua relevância, Américo Rodrigues optou por participar activamente na vida da cidade, não se inibindo de manifestar a sua opinião sobre o que se vai passando, mesmo quando ela não é politicamente correcta ou afronta os poderes instalados.
Não concordo sempre com ele; mas consciências e vozes livres como a dele fazem falta em todo o lado - e na Guarda são praticamente um oásis. A ele até lhe valeu recentemente um voto de repúdio na Assembleia Municipal, num episódio que envergonha aquele que deveria ser um estandarte da Democracia.
Depois de digerir a notícia, fiquei curioso: como terá sido feita a escolha da personalidade a distinguir...? Durou pouco a minha ignorância: logo no dia seguinte ouvi o Sr. Governador Civil explicar que tinha sido ele a propôr o nome de Américo Rodrigues para tal distinção.
Ou seja, em mais uma acção em que a imagem da Guarda sai reforçada, há dedo de Santinho Pacheco. Que diga-se, tem feito mais pela promoção da imagem do Distrito do que qualquer outra entidade... Francamente, tenho pena que pouco mais tempo permaneça no cargo. Mas quando sair, deixará a fasquia bem alta para quem lhe suceder e sairá certamente com o apreço de muitos guardenses!
E também neste episódio, Santinho Pacheco deixou claro o seu desapego a jogos de bastidores da pequena-política, a tricas partidárias, a cumplicidades que diminuem os verdadeiros políticos.
Boa!!!, Sr. Governador.

1 comentário:

Anónimo disse...

E também foi ele a indicar o nome de João Raimundo para Medalha de Mérito Distrital. Também aqui a fasquia fica alta.
Mais uma vez se percebe que é fácil agardar com o muito que parece fazer-se.
Contribuiu para a imagem da Guarda? Talvez, mas eu ainda estou à espera de umas conclusões que ficaram de ser feitas depois de uma reunião com imensas personalidades, as quais prometeram não vir a Guarda tão depressa.
Estou farto de fanfarrões que tudo dizem fazer e nada fazem. Eles falam, falam, falam.
Mas como é facil agrader o povinho!