quinta-feira, 3 de junho de 2010

Crónica Diária - Rádio Altitude


Em 19 de Maio, a crónica foi:

"Depois de uma semana meio anestesiados com as comemorações da conquista do título de campeão nacional pelo Benfica, da visita do Papa a Portugal e de toda a especulação em torno do PEC 2.0 – edição revista e aumentada – eis que ansiamos pelo regresso à normalidade. E esta, apesar do que nos dizem, é cada vez menos normal – no sentido em que a incerteza sobre os próximos tempos cresce, crescendo com ela o nosso desconforto. Basta pensarmos que há menos de 10 anos era possível achar-se que há vida para além do défice; hoje, tal é quase impensável, quanto mais confessável.
A Primavera, que agora dá os primeiros sinais de ter realmente começado, aparece-nos ensombrada pelas notícias com que diariamente somos confrontados, sobre a nossa pequenez e vulnerabilidade face aos grandes interesses económicos globais, que escolhem naturalmente o elo mais fraco nos seus ataques especulativos. Sobre a nossa insignificância, quando confrontados com o mau-humor de um vulcão de nome impronunciável, que mesmo a muitos kms de distância da nossa porta, insiste em interferir com o nosso estilo de vida, lembrando-nos que nem a melhor tecnologia nos permite escapar aos humores da natureza. Sentimo-nos assim os menores entre os mais pequenos.
Na agenda mediática entra agora o treino da selecção. Todos os dias mais notícias, mais novidades. Por cá, aguarda-se também a passagem da selecção para um treino de fim-da-tarde. Há até quem ache que se devia fazer uma grande festa de recepção à Selecção.
Eu, por outro lado, sou dos que acha que um cêntimo gasto para a Selecção vir por 2 horas à Guarda, é um cêntimo deitado fora. Não acredito em “campanhas de ocasião” porque a capacidade de retenção da mensagem publicitária se reduz a zero; e esse é o valor de tais campanhas. A divulgação da Guarda e das suas potencialidades tem de ser feita em torno de uma ideia concreta, com continuidade temporal e por diversos veículos, sob pena de no final apenas existir uma manta de retalhos sem qualquer ligação entre si – que de resto é o que temos visto acontecer… Mas a Selecção cá passará, no seu caminho para África do Sul, onde vamos sofrer com ela e acreditar que podemos ser os maiores de entre os grandes!
Em toda esta aparente dualidade viveremos os próximos dias, até ao final da Primavera. Depois, com o Verão, a habitual silly season…
Aproveitemos pois as possibilidades que o bom-tempo nos dá, depois de termos passado um Inverno cheio de rigores: actividades ao ar livre, passear, respirar os bons ares que ainda por cá vamos tendo. Ir a banhos, nem que seja sem sair do Concelho, que este ano voltamos a ter 2 praias fluviais com bandeira azul: Aldeia Viçosa e Valhelhas, ambas mesmo aqui ao lado.
O ar-livre faz bem à saúde e sempre nos dará algum optimismo para enfrentar os dias sombrios que o Outono nos trará e que não sabemos como nem quando desaparecerão definitivamente das nossas vidas…
"

Sem comentários: