quinta-feira, 4 de junho de 2009

Nome de Rua




Há cerca de 2 meses mudei de casa: a família a crescer e o desejo de mais espaço para todos ditou aquela que foi uma enorma revolução durante quase meio ano: entre o empacotar, mudar e desempacotar alguns anos de vida, o (pouco) tempo livre foi todo consumido.


Feita a mudança, passou-se para o plano burocrático: comunicar a mudança de residência. E não tem sido tarefa fácil: bancos, seguros, finanças, segurança social, entidades patronais, registo civil, registo automóvel, etc, são inúmeras as entidades com que nos relacionamos; tantas que nem damos conta, senão nestas alturas.


Assim se têm consumido muitos minutos - que somados dão horas - e gasto muito dinheiro, que a coisa também não fica barata: 12 Euros aqui, 33 ali, tudo somado acaba por ser quantia relevante...


Só que entretanto surgiu outro problema: a rua para onde mudei não tem (ainda) nome! A urbanização tem 3 ou 4 anos e até agora não foi atribuído qualquer nome à rua. Mas como eu - e outros que cá moramos - precisamos de um domicílio postal, vamos usando o nome da urbanização e os números de lote. Um dia destes, a Câmara vai-se lembrar que existe por aí uma rua sem nome, reune-se a Comissão de Toponímia e atribui-se-lhe o famigerado nome.


E depois: volto a começar tudo de novo? A perder horas e a gastar dezenas de Euros para nova mudança? Não me parece...!


Não seria mais fácil, ao atribuir uma licença de loteamento que dará origem a nova Rua, atribuir-se-lhe logo o nome? No mínimo, facilitaria imenso a vida a quem se vê numa situação como a minha.




PS: um "muito obrigado" aos senhores dos supermercados: não foi preciso comunicar-lhes a minha mudança de residência; eles descobriram sozinhos a minha nova morada...

Sem comentários: