quarta-feira, 20 de maio de 2009

Debate



Só há dias tive oportunidade de ouvir o debate entre os Presidentes das Comissões Concelhias do PS e do PSD.


Do que ouvi, achei o debate pouco interessante, demasiado morno... Foi essencialmente um debate político, em que se falou muito do passado e pouco do futuro, que é o que a mim me interessa, já que sobre o passado nada há a fazer excepto talvez manter o bom e aprender com o mau.


Mas houve uma coisa que foi dita que me soou a enormidade: referiu Virgílio Bento que, com o empréstimo do Ministério das Finanças para restruturação da dívida da autarquia, transformando dívida de curto prazo em dívida de médio/longo prazo, se iria "injectar" dinheiro na economia local e, dessa forma, dinamizar o meio empresarial. Ora dizer uma coisa destas é brincar com os empresários a quem a Câmara deve dinheiro por fornecimentos, nalguns casos há vários anos! Ou seja, dívidas que deveriam ser pagas no máximo 30 dias após o fornecimento e que se mantêm por pagar há imenso tempo. Obrigando desta forma os fornecedores a sustentar a falta de rigor de gestão da Autarquia.


Eu até percebo que os empresários não queiram fazer grande eco desta questão: a Câmara é um grande consumidor, com um peso relativo muito elevado no mercado local, e poucas empresas estão em posição de abdicar de ser fornecedoras de uma entidade com tanto peso. Já não compreendo que o líder da Concelhia do PSD deixa passar esta questão em branco...

Sem comentários: