quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Conservatório de Música de São José

Gosto do Conservatório! É uma instituição de ensino que se dedica ao ensino especializado da música, reconhecido e apoiado pelo Ministério da Educação, que dignifica a Guarda. São vários os alunos e ex-alunos que têm visto reconhecidos os seus méritos artísticos, quer em concursos, quer pelo seu ingresso em instituições de ensino superior de reconhecida exigência, quer ainda ao serem integrados em formações musicais com processos de selecção rigorosos.
É dirigido por uma equipa jovem - o que para mim é logo bom sinal (contrariando os que acham que a velhice é um posto e que para ocupar lugares de direcção devem ser convidados os senhores do costume), com visão estratégica e muita vontade de fazer as coisas acontecer, dentro das limitações que sempre existem em todas as organizações. O Conservatório é propriedade da Santa Casa da Misericórdia da Guarda, graças a quem a cidade e os seus habitantes podem usufruir de um ensino de música altamente especializado e profissional.
Não será o "Paraíso na Terra", mas a sua evolução recente - nomeadamente o número de alunos matriculados - mostra claramente que conquistou um lugar importante no panorama educativo do Concelho e que a Guarda reconhece isso mesmo. Nos últimos anos, será mesmo - do que conheço - a instituição de ensino que mais se tem virado para "fora" dos seus muros, oferecendo à cidade, ao longo de todo o ano, concertos, recitais e outros tipos de performances de que todos podemos tirar partido. Faço votos - e certamente contribuirei na medida do possível - para que esta caminhada ascendente se mantenha; todos temos a ganhar com isso. Pelos planos que conheço, acredito que é isso que acontecerá. Mas esta trajectória ascendente não prescindirá certamente do empenho de todos os que puderem dedicar algum do seu tempo - e já agora do seu esforço - a esta causa. Penso mesmo que, sendo os alunos os que mais têm a ganhar, são os Pais quem tem mais obrigação de fazer pelo futuro da instituição. É importante ter reuniões de Pais cheias de gente disposta a criticar, sugerir, debater; é importante uma comissão de Pais que participe activamente nas grandes decisões da escola e que faça a ponte entre a direcção e todos os Pais; é importante que todos assumamos como nosso desígnio que o Conservatório seja uma grande instituição da cidade, porque a isso tem direito.
Pela minha parte, estou sempre disponível para ajudar.

Sem comentários: