domingo, 21 de setembro de 2008

Actividade Física

Segundo as estatísticas, são cada vez mais os portugueses que realizam actividades físicas regularmente. Pela Guarda, as coisas não são diferentes: existem inúmeros grupos de amantes do BTT, que semanalmente realizam passeios, cumprindo um ritual com base na camaradagem e na actividade desportiva. O Parque Polis - justiça lhe seja feita - também veio dar um empurrão ao feñómeno, ao ter-se disponibilizado um espaço agradável, limpo e sossegado para andar, correr, patinar, ou o que mais apeteça. Segundo li, também o Pavilhão do Inatel sofreu recentemente obras de requalificação, pelo que é mais um equipamento desportivo ao serviço da cidade. Diariamente, quando me desloco de casa para o Parque Industrial, onde trabalho, vejo diversas pessoas a caminhar ao longo do camnho, umas sozinhas, outras em grupo. E a sensação que tenho é a de que os ginásios da cidade têm cada vez mais frequentadores. E isto são óptimas notícias: significa que também por cá se vai dando cada vez mais importância à saúde, à boa-forma física, que faz de todos trabalhadores mais produtivos, pessoas mais bem-dispostas e activas. E nalguns casos, por que não dizê-lo, mais bonitas.
Acredito que não se trata de moda passageira, até pela regularidade que as manifestações de actividade física assumem.
Na minha opinião, também aqui a Guarda tem uma vantagem importante sobre outras cidades que conheço: é uma cidade relativamente pequena, com grande facilidade nas deslocações, pelo que podemos aproveitar para fazer exercício entre a saída e a hora do jantar, enquanto os miúdos estão no futebol, ou na música, etc. Por mim, esta é uma das virtudes da Guarda que mais me prende por aqui; com alguma regularidade, tenho de me deslocar e permanecer noutras cidades (Coimbra, Porto, Lisboa) e o tempo que se perde em deslocações de um lado para outro faz-me muita confusão, porque são tantas horas desperdiçadas... Por aqui, posso sair às 18.00, ir buscar o meu filho ao ATL, levá-lo à música, ir ao Ginásio e às 19.45 estar em casa para jantar! Digam lá se viver assim não é um luxo...?

Sem comentários: