quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Transportes Públicos - Breaking News


Há cerca de 2 meses queixava-me por aqui por ser difícil saber quais os horários dos autocarros urbanos da Guarda, por nem um simples horário estar afixado em qualquer uma das paragens espalhadas pela cidade.

Pois bem, hoje a Câmara da Guarda fez chegar aos destinatários da sua mailing-list um convite para a apresentação pública da denominada "Rede de Transportes da Cidade da Guarda", que segundo julgo saber é a nova denominação dada aos autocarros urbanos - esqueçam lá interfaces modais, hubs e outras modernices do género.

Segundo informações não confirmadas, em causa estará a apresentação de uma nova imagem, uma reorganização total das carreiras urbanas e horários mais convenientes. Se fôr assim, a notícia, de tão boa, só peca por tardia. Mais do que nunca, faz falta à Guarda um sistema de transportes urbanos moderno, que pode aliviar muitos do uso obrigatório de viatura própria com um passageiro apenas, com os custos - económico, mas também ambiental - que isso acarreta. É uma medida muito mais eficaz do que a reserva de lugares no centro da cidade para carregamento de carros movidos a electricidade, por exemplo.

Aguardo pois, com expectativa, as novidades que vamos ter nesta matéria. E espero que se tenham lembrado de afixar os itinerários das carreiras e respectivos horários nas paragens...


Nota: imagem retirada do blog "Sol da Guarda".

Sem comentários: