quinta-feira, 15 de julho de 2010

Alta cilindrada!


Se há coisa que me faz sorrir é ler em jornais, blogues, etc. ou ver na TV notícias onde se refere existirem veículos de "alta cilindrada".

É certo que ainda não vai longe o tempo em que a cilindrada da maioria dos carros que víamos na rua andava nos 1000 a 1300 cc. Nessa altura, dominavam os pequenos utilitários. E quando os comparávamos com os carros que eram mais vulgares em países mais desenvolvidos que o nosso, p.ex. França ou Inglaterra, fazia sentido considerar ou outros como veículos de alta cilindrada.

Mas hoje não é assim! O nosso parque automóvel modernizou-se imenso (ainda hoje ouvi que Portugal foi o País europeu onde a venda de automóveis novos mais cresceu no 1º semestre, comparando com o período homólogo do ano passado) e já não notamos tanta diferença relativaente aos tais países que - esses sim - continuam mais desenvolvidos que nós.

Geralmente, a expressão é usada quando são referidos veículos ao serviço de membros do governos ou outros dignatários. E salvo algumas excepções, a expressão não tem qualquer lógica na sua aplicação.

Por isso me rio quando ouço a expressão "alta cilindrada". Porque hoje a cilindrada já não tem a mesma correlação com potência que tinha há 15 ou 20 anos atrás; e porque na maior parte dos casos a expressão aplica-se a veículos que é vulgar encontrarmos nas mãos de qualquer pequeno empresário ou quadro técnico bem colocado.

Na maior parte dos casos falamos de Volvos S80, BMWs série 5 e afins. Carros que são completamente ignoráveis quando estacionados na garagem da sede de qualquer banco da nossa praça. Ou mesmo no parque de estacionamento reservado a funcionários de um hospital público!


Para terminar: eu sei que é um post sem grande interesse; mas acabo de ler a expressão e apeteceu-me escrever sobre o assunto. Além disso estamos na silly season...

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