domingo, 16 de maio de 2010

Um Piano para o Conservatório


O Conservatório da Guarda luta há anos por conseguir ter um Piano de Cauda. O instrumento é caro e nunca houve disponibilidade para o poder adquirir. Mas a ideia nunca deixou de ser debatida e relembrada, pelo menos desde que sou representante dos Pais no Conselho Pedagógico, e já lá vão pelo menos 3 anos.
Recentemente a Direcção do Conservatório conseguiu negociar com um fabricante a aquisição do instrumento em condições muito vantajosas. Assim, foi elaborado um puzzle, que está afixado junto à secretaria do Conservatório; cada peça do puzzle represente 1/100 do piano; e a ideia é conseguir vender as peças para desta forma original financiar a aquisição do Piano.
Entretanto, as receitas com a participação de professores em concursos e outros eventos têm revertido para esta causa, pelo que já há bastantes peças "vendidas". Também as receitas que se vierem obter nas actividades de final de ano lectivo terão o mesmo destino.
No próximo sábado, realizar-se-á um Concerto de Gala pelos professores do Conservatório para o mesmo fim. Se puder, vá apreciar alguns momentos de boa música com gente da Guarda, que cá trabalha e assim contribui para a tornar maior e melhor.
E com tanto esforço e tantas iniciativas, lembrei-me que também todos aqueles que se interessam pelas actividades do Conservatório - nomeadamente os Encarregados de Educação dos Alunos - podem participar nesta iniciativa. Claro que com cada peça do puzzle a custar 250 Euros, não há muita gente que esteja actualmente em condições de adquirir uma...
Mas podemos recorrer ao nosso espirito mutualista e adquirir em conjunto uma peça - ou mais - em nome dos alunos do ano 2009/2010; esse seria um legado destes alunos à sua Escola de Música! Se cada Pai puder dispôr de 10 Euros, são necessárias apenas 25 contribuições para se adquirir a peça; ou mesmo no caso de querer apenas contribuir com 5 Euros, ainda assim não deveria ser muito difícil conseguir o objectivo, se pensarmos que existem actualmente mais de 300 alunos a frequentar o Conservatório.
Contactei a Direcção do Conservatório e os dados estão lançados: a partir de segunda-feira, na secretaria do Conservatório, a D. Isabel terá uma folha onde serão anotadas as participações, até se atingir o objectivo. Se por algum infortúnio o objectivo não fôr atingido, o compromisso é devolver o dinheiro, pelo que deve também ser deixado um contacto (email ou telemóvel).
No meu caso, ambos os meus filhos frequentam o Conservatório; nenhum deles á aluno de Piano. Mas ainda assim, vou contribuir para a sua aquisição, da mesma forma que gostaria que todos contribuissem se fossem alunos daquele instrumento! Mesmo aqueles que não têm filhos a estudar no Conservatório mas acharem a ideia interessante, contribuam se puderem.
Peço pois a todos os que puderem contribuir que o façam e que ajudem a divulgar esta mensagem enviando aos vossos contactos o link http://coisasnaguarda.blogspot.com/2010/05/um-piano-para-o-conservatorio.html

Vou tentar manter a situação actualizada, para se saber o nível de execução do objectivo.

Conto com a participação de todos. O objectivo é meritório e juntos podemos representar um passo importante no crescimento e afirmação do Conservatório da nossa cidade.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas o conservatório não tem receitas?
E a Misericórdia que é a administradora como e com quanto contribui?
Quando se pede, tem-se o dever de ser totalmente transparente. Portanto, faça o favor de explicar tudo o resto.
http://www.conservatoriodaguarda.org/Inicio.html

Rui Ribeiro disse...

Caro Anónimo(a): a sua primeira pergunta é retórica, pelo que me dispenso de responder. Quanto à segunda, como o Conservatório tem exigido algum investimento por parte da Santa Casa, esta não pôde até ao momento disponibilizar verbas para a aquisição.
Quanto à transparência, tem inteira razão: tenho a certeza absoluta que quer a Direcção do Conservatório (que organizou a campanha que eu me limitei a divulgar) quer mesmo a Santa Casa terão o maior gosto em esclarecer-lhe todas as dúvidas.
Uma última nota para lhe agradecer o interesse demonstrado no tema e reiterar que conto com a sua participação.