quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Diplomacia


Ouvia há pouco na rádio, as últimas sobre a crise politica que se está a gerar em torno do facto de Obama ter aceite receber em audiência o líder espiritual dos tibetanos, o Dalai Lama.

Pelos vistos, os líderes chineses - os mesmo que mantêm o seu poder e privilégios à custa da restrição da liberdade do seu povo, de o manter na miséria e na ignorância - acham que o mundo lhes deve continuar a dar cobertura, nos seus mandos e desmandos, no que de bem e mal fazem. No caso do Tibete, a China invadiu aquele território subjugando, pela força das armas, um povo pacífico, sem nunca se ter sentido na obrigação de se justificar perante o mundo. E agora acha que esse mesmo mundo deve contemplar, sem questionar, a sua obra que viola os mais elementares princípios do direito internacional, sem a pôr em causa.

Felizmente os Estados Unidos têm hoje como figura de prôa um homem com coluna vertebral, que pensa pela sua cabeça e não se limita a ser uma marioneta acéfala como outros o foram num passado recente.

Sem comentários: