terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ciclovias


Recentemente, tive a confirmação de que quando existe muita força de vontade política, praticamente todos os obstáculos podem ser ultrapassados. Dei-me conta disso em Paris, cidade que não visitava há cerca de 10 anos. E isto motivado pela implementação de ciclovias por todo o centro da cidade, associado a programa de disponibilização de bicicletes de aluguer gratuitas ou a preço muito reduzido.
Provavelmente, quando se começou, inúmeras vozes terão dito "É impossível...", "Não se consegue..", "É de loucos...". É que se pensarmos bem, criar uma rede de ciclovias no centro de uma cidade com o trânsito de Paris, bem, é de coragem!
Mas o facto é que a obra lá está! E, do que me foi dado ver, funciona muitíssimo bem, com muitos utilizadores. Eu próprio, não fora o facto de ter ido com os meus filhos, me teria tentado a passar um belo dia passeando calmamente pela cidade recorrendo à bicicleta! Sem pressas, com tempo para apreciar devidamente a paisagem, com a satisfação de contribuir para uma cidade menos poluída (visualmente e ambientalmente).
Gostava de ver replicada esta iniciativa em mais cidades portuguesas; há já algumas iniciativas do género, de que a percursora é Aveiro (com a "buga - bicicleta de utilização gratuita de Aveiro), mas penso sinceramente que há potencial para mais.
Por cá, reconheço que os rigores do clima e os acentados declives (estamos numa cidade na montanha) tornam as coisas um pouco mais difíceis. Mas se há matéria em que não temos evoluído é nas redes de transportes urbanos. Não faz grande sentido haver um dia no ano "sem carros", quando nos outros 364 nada se faz para haver menos circulação dentro da cidade...
Mas era bom que alguém aparecesse com uma ideia do género, porque tenho a certeza absoluta que há algo que se pode fazer para melhorar!

1 comentário:

Rui Sousa disse...

Olá.

Gostei muito de ler este post, pois são 2 assuntos que me interessam.

Sou lisboeta de gema, mas espero mudar-me para a Guarda em breve, pois a qualidade de vida aí não tem comparação.

Aqui em Lisboa utilizo a bicicleta diariamente. Até participei na campanha autárquica, na corrida contra o Porsche e o metro, que foi uma excelente divulgação da bicicleta.

Tal como em Paris, em Lisboa começam a agora a ser construídas ciclovias, com muitas queixas à mistura de que roubando um pouco de espaço aos carros vai ser o caos!

Pode ser que se as coisas correrem bem em Lisboa, as ciclovias se espalhem pelo resto do país, apesar de já haver cidades bem avançadas nessa matéria.

Quanto à Guarda, o clima é mau, mas na Suécia e Dinamarca deve ser pior e não é por isso que não é usada a bicicleta. As subidas são um problema, mas as bicicletas eléctricas estão prestes a massificar-se. Em Paris o município vai comparticipar em 400 € a compra de uma bicicleta eléctrica. Experimentei uma recentemente aí na Guarda e fiquei impressionado.

E lembro-me de ler no projecto Polis da Guarda que estava prevista uma ciclovia da estação ao centro!


Quanto aos transportes urbanos na Guarda. Para mim foi uma choque muito grande.

Estou habituado a Lisboa, com informações do tempo de espera nas paragens, mapas e horários muito bem feitos, sites com toda a informação, venda de passes no Multibanco e bilhetes em muitos locais...

Chego à Guarda e não há uma única paragem que conheça com horários ou destinos das carreias, só se vendem bilhetes no Centro de Transportes e os horários são uma fotocópia ilegível e toda rabiscada com alterações.

Com essas condições, como esperam que as pessoas usem o serviço? Só usa mesmo quem não tem outra alternativa, por não ter carro.

Por isso ideias para melhorar? É só copiar bons exemplos, por exemplo Vila Real.

Rui Sousa