segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Mau tempo no Canil...


Na Guarda, estamos cansados de ser notícia apenas por maus motivos. Há algum tempo atrás diversos órgãos de comunicação social deram eco a um facto que já se comentava em fóruns e outras comunidades virtuais - o bom exemplo que constituía o Canil Municipal usar uma rede social - o Hi5 - para divulgar as suas actividades e potenciar o número de adopções, como forma de reduzir os abates necessários à prossecução dos seus objectivos em matéria de saúde pública, nomeadamente o controlo da população de animais errantes. Já em 2007 era possível ler nos jornais notícias relacionadas com o sucesso destas iniciativas (por exemplo aqui, no mês de Outubro). Todavia, como já havia referido, as coisas alteraram-se: a pretexto de uma reestruturação, acabou-se com a divulgação no Hi5, pasando esta a ser feita apenas num canto esconso do sítio da Câmara Municipal na Internet, que muito raramente é actualizado e sem nenhuma possibilidade de interacção; algo que está para a Internet, como um barco a remos está para as viagens intercontinentais...

E eis que o Canil volta a ser notícia pelas piores razões: hoje, a SIC passou uma peça sobre a forma como os animais são tratados no Canil Municipal. Que de resto já tinha sido dada a conhecer, nas semana anteriores pelo Jornal O Interior, aqui, aqui e aqui.

A subscritora da carta publicada pelo O Interior há 2 semanas é entrevistada dizendo aquilo que já tinha escrito. Até aqui, nada de novo para quem conhece a forma como o Canil tem funcionado. Mas quando confrontados com as denúncias de Luisa Campos, o tratador e o Director do Canil dizem que os animais são retirados das boxes quando estas são lavadas e que alguns cães se molham porque se deitam na água que lhe colocam para beber. Quanto à retirada dos cães, ainda bem que assim é: representa uma melhoria; mas a ser verdade, só muito recentemente se adoptou este procedimento, porque todos aqueles que conhecem o Canil e sabem como as coisas por lá funcionam sabem perfeitamente que as denúncias de Luisa Campos são inteiramente verdadeiras e, a pecarem, será por defeito... Quanto à segunda parte, ao ouvir o Sr. Director do Canil lembrei-me logo daqueles detidos que tantas vezes insistem em não confessar os seus crimes e, por azar, caem das escadas nas instalações das polícias, aparecendo com equimoses! Afinal, com os cães passa-se um fenómeno parecido...

Também me choca que o Director do Canil refira, a propósito de não existirem meios para tratar uma simples ferida, que o Canil não é um hotel e que esses "mimos" competem à sociedade civil! Veria o Sr. Director com bons olhos que eu agora aparecesse no canil com um veterinário para tratar os animais que lhe estão confiados? E que enquanto lá permanecem devem ser tratados com um mínimo de dignidade? A ser assim, por que raio o Director tem de ser um médido Veterinário...???

Mas enfim, nem só de más-notícias se trata: parece que a percentagem de adopções é de 75% e que no mês passado foram abatidos apenas 3 animais. A ser assim, as boxes cheias na campanha de adopção realizada no dia 1 de Dezembro (por uma associação de defesa dos animais) devem ter sido impressão minha... E o facto de, numa campanha de adopção autorizada pelo Canil, não ser permitido aos adoptantes levar os animais, podendo fazê-lo apenas passados 7 (!!!) dias também nunca deve ter acontecido.

Enfim, tristes notícias para aqueles que gostam de tratar e ver tratados os animais com respeito.

Por fim, uma palavra de louvor para a iniciativa de todas as pessoas - entre as quais Luisa Campos, mas que não é a única - que se têm empenhado em divulgar este estado de coisas e contribuir para a sua mudança, optando por dedicar algum tempo a esta causa e deixando de lado a indiferença, por oposição a outros que preferem "estar de bem com Deus e o Diabo", numa estratégia de coexistência pacífica que, no fundo, acaba por ser de inteira submissão...

2 comentários:

Anónimo disse...

Aquele senhor que aparecia no video a dizer que não trabalhava num hotel...fez-me lembrar um daqueles professores do antigamente, mas que agora dizem que nunca bateram nos meninos!

AL-GAFE disse...

Gostava de saber como foi que esse senhor que envergonha a classe, chegou aos números que apresenta. Se calhar só percebe de vacas Jarmelistas dado que é um dos maiores senão o maior criador, e recebe apoio da câmara municipal.