sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Estacionamento


Hoje acordei com uma notícia sobre estacionamento: parece que na sessão de ontem da Câmara Municipal foi amplamente discutida a cedência ou não de um lugar reservado para a carrinha de campanha da candidatura do PSD às autárquicas. Com muita pena minha, o pedido acabou por ser recusado. Não que eu ache que privados devam ter direitos especiais em espaços públicos. Ou mesmo instituições - ou os seus funcionários - devam ter tratamento preferencial face aos demais cidadãos na fruição de um espaço que é de todos. Não! Tenho pena porque, com o rumo que as coisas levam, vejo aproximar-se cada vez mais o dia em que eu próprio terei um espaço de estacionamento só para mim! Perguntar-me-ão: "Oh Rui! Então mas com que mérito ou direito terás tu um lugar privado de estacionamento???" E assim postas as coisas, é bem verdade que nada fiz para me tornar merecedor de tal honraria. Mas eu explico: com o rumo que as coisas têm tomado nos últimos anos, a maior parte das pessoas já tem um lugar privado de estacionamento; basta esperar um pouco mais até eu ser o único que o não tem. E nessa altura, o lugar que sobrar - seja lá onde fôr - é meu, uma vez que mais ninguém precisará dele.



PS: tudo isto é um claro exagero para dizer que discordo por completo da atribuição de lugares de estacionamento públicos; são bens de todos, construídos e mantidos com dinheiro do Estado, e como tal não acho bem estas distinções "bacocas" de atribuir lugarzinhos de estacionamento; salvo, obviamente, excepções devidamente regulamentadas: a reserva de estacionamento para pessoas com comprovadas dificuldades motoras, veículos oficiais das forças de segurança e protecção civil (carros patrulha, ambulâncias, etc) e casos verdadeiramente excepcionais.

Sem comentários: