segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Alamedas

A mais recente inovação na requalificação das artérias do centro da cidade é torná-las em algo que chamaria "alamedas com trânsito". Assim numa espécie de ruas largas, que convidem a um passeio ao fim da tarde, mas onde circula trânsito automóvel. Exemplos: a Avenida dos Bombeiros Voluntários Egitanienses e, recentemente, a R. Dr. Lopo de Carvalho.
Percebo que, mais no caso desta última, o acesso por pessoas com mobilidade condicionada ou com um simples carrinho de bebé era complicado na sua anterior configuração. Mas a solução agora posta em prática não é muito melhor. Passo lá diariamente e confesso que sinto muita insegurança por não estar delimitado o espaço que devem ocupar os peões e aquele de que dispõem os carros. E entre estes 2, todos sabemos qual o elo mais fraco. Basta que alguém pare à porta de uma loja, para logo aproveitarem toda a largura da rua, que não tendo qualquer barreira física é aproveitável pelos veículos. E, se é verdade que o civismo manda que haja muita atenção quando se cruzam no mesmo espaço peões e veículos automóveis, se houver um atropelamento naquela artéria não sei como se vai apurar se foi o carro a invadir o espaço dos peões ou o peão a invadir o espaço dos carros. Um atropelamento será sempre um atropelamento, mas existem obviamente diferentes graus de culpa em distintos casos...
Na minha opinião, o ideal seria que aquela rua passasse a ter apenas trânsito num dos sentidos. O que causaria obviamente imensos transtornos para o acesso ao lado da cidade nas zonas da Dorna, R. 31 de Janeiro, etc., que com o fecho do trânsito na Rua do Comércio ficaram assim "separadas" do centro da cidade. Uma solução de sentido único na R. Dr. Lopo de Carvalho só agravaria esses problemas, que já levaram a que, em termos comerciais, tudo quanto existia daquele lado da cidade tenha definhado e alguns mesmo desaparecido.
Talvez esteja na hora de procurar uma solução de acesso àquele lado da cidade; se a autarquia tivesse capacidade financeira, o ideal seria um túnel; mas todos sabemos que não tem, pelo que, nos próximos tempos, essa solução estará fora de questão. Existirão outras...? Eu aposto que sim!

2 comentários:

Rui Sousa disse...

A forma foi remodelada a R. Dr. Lopo de Carvalho é boa...mas não para aquele local.

É uma rua de passagem, estreita para ter 2 passeios e 2 faixas de rodagem, além dos carros que param "só um bocadinho", agora sempre em cima do pseudo-passeio.

A solução será mesmo ter só um sentido. O mais fácil será deixar o sentido Vivaci-Centro, pois no sentido inverso é possível descer até ao estacionamento do Vivaci e depois a Rua Gago Coutinho.

É melhor obrigar um carro a fazer mais 1000 metros do que ter um peão atropelado. Que se ainda não aconteceu, foi pura sorte.

Túnel? Com um décimo do custo do túnel é possível arranjar todos os passeio das cidade, elevar as passadeiras e criar escadas em alguns locais para encurtar distâncias pedestres.

É preciso deixar de investir no automóvel e investir no peão e no transporte colectivo.

Rui Sousa

Rui Ribeiro disse...

Relativamente à sua última frase, não podia estar mais de acordo!